domingo, 15 de novembro de 2015

MEDIAÇÃO WARATIANA: UMA APOSTA NA ALTERIDADE

Em artigo recentemente publicado, Marcelino Meleu e Aleteia Hummes Thaines analisam o instituto da mediação enfatizando a mediação waratiana como uma aposta na promoção da alteridade e da outridade, visando a transformação dos conflitos e resgatando a sensibilidade. No intuito de se verificar uma resposta a essa temática, formularam o seguinte problema de pesquisa: É possível o instituto da mediação, pautado na concepção de Luis Alberto Warat, promover a alteridade e resgatar os vínculos esmagados pelos conflitos? 
Visando responder ao problema proposto, o trabalho tem por objetivo geral discutir a possibilidade da mediação waratiana promover a transformação dos conflitos a partir do resgate da sensibilidade e da promoção da alteridade. 
E, por objetivos específicos: 
a) estudar o instituto da mediação como mecanismo para o tratamento dos conflitos; 
b) analisar a contribuição de outras ciências para a mediação; 
c) pesquisar os diversos modelos de mediação; e, 
d) estudar a mediação por meio da perspectiva waratiana. 
Já, o aprofundamento teórico do estudo pauta-se na pesquisa bibliográfica, consubstanciada nas leituras de diversas obras, apoiando-se em um método dedutivo. 
Existem muitos modelos de mediação, entretanto, a mediação proposta por Luis Alberto Warat ressalta o resgate da sensibilidade, visando reestabelecer os vínculos esmagados pelos conflitos, reconhecendo as diferenças e promovendo a alteridade.
Leia mais aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário